segunda-feira, 29 de junho de 2015

Série de livros Gossip Girl

Eu comecei a ler esta série em 2007 e não tinha conseguido terminar até semana passada. Eu faço uma lista de livros para ler e eu queria ter a série toda antes de continuar e desse modo, fui comprando os livros e terminei de adquirí-los em janeiro deste ano. Primeiramente gostaria de salientar que a série é enorme, levando em consideração que são 12 livros e um último que conta os acontecimentos antes de a série começar, ou seja, 13 livros. E cá entre nós poderiam ter sido 3 ou no máximo 5. Porém não vamos nos demorar na introdução.



Não vou fazer uma resenha de cada um dos 13 livros, vou comentar a história geral, começo reafirmando que 13 livros foram demais, pois a história acaba ficando em looping, ou seja, muitos fatos acontecem e voltam a acontecer da mesma forma no livro seguinte, mas também podemos dizer que é um livro que retrata de forma ácida o mundo dos adolescentes ricos, ou melhor, muito ricos de Nova York. Não há heróis nem vilões extremamente definidos assim como na vida real, ora você torce pela Serena, ora pela Blair, um momento você cai de amores pela fofura do Nate, outro se pergunta como alguém pode ser tão babaca. Bom assim como na vida nada é definido, nem certo, então tem sim muitos méritos. Voltando aos personagens, ao ler o último livro da série que conta o inicio da história, você passa a entender as atitudes da Serena e muda de opinião sobre as escolhas da personagem nos demais livros da série.

Enfim é uma leitura rápida e divertida, confesso que a maioria deles eu terminei bem rápido, as opiniões e comentários da Gossip girl durante todos os livros são cômicas e merecem notoriedade, as figuras masculinas na maior parte do tempo são meras coadjuvantes, os personagens são por deveras indecisos e confusos, o que os torna muito perdidos, e o que faz as personagens femininas ainda mais fortes e marcantes. Porém não espere ver um exemplo de comportamento, não vai encontrar!

Cabe aqui uma observação, se por acaso você é fã da série de TV transmitida pela Wanner channel, não espere ver as mesmas histórias mais a fundo, porque os livros são completamente diferentes, só o primeiro livro é retratado na série, e diga-se de passagem no primeiro episódio, até as características dos personagens são diferentes, como a Vanessa por exemplo: no livro ela é uma cineasta obscura e careca que se veste sempre de preto e estuda na mesma sala que Blair e Serena, tem muita personalidade e é uma das personagens mais interessantes do livro, e quem viu a série pode concluir que a Vanessa em nada lembra a sua personagem literária, então encare como duas produções completamente diferentes e não irá se decepcionar.

Não vou dizer que foram os melhores livros que li na vida, porque não foram, mas não me arrependo de lê-los, a autora ainda escreveu dois spin-offs da série, o primeiro é It Girl que conta as aventuras de Jenny no internato, mas não li e não irei, pois ela sempre foi a personagem que menos gosto, mas é questão de opinião. E o segundo é Gossip Girl, Os Carlyle, que conta a vida dos jovens privilegiados que substituíram os protagonistas quando esses foram para universidade, mas ainda não sei se irei dar uma chance, se algum de vocês já tiver lido aceito opiniões.

XoXo

Nenhum comentário:

Postar um comentário